sábado, 8 de janeiro de 2011

Chapada Diamantina - BA




Finalmente começando a série de posts sobre lugares... e quando falo em lugares legais, claro que o primeiro que vem à minha cabeça é a Chapada Diamantina.

Conheci a Chapada num anúncio de revista de turismo que tinha na minha casa, folheando fiquei impressionada com a foto que vi e prometi a mim mesma que não morreria sem conhecer aquele lugar no qual nunca tinha nem ouvido falar. Nisso nem pensava ainda em ser Geógrafa... E entrando na faculdade soube que em algum momento teríamos excursão pra la. Contei os dias e as horas pra esse momento. Chegando lá, as primeiras impressões foram as que ficaram desde o momento que vi uma simples foto, o lugar é maravilhoso!!!

A Chapada Diamantina tem esse nome por ter sido lugar de extração de diamantes e pedras preciosas, por isso alguns lugares ainda pode-se notar a degradação próxima aos inúmeros rios e riachos. As cidades que passei, Lençois e Mucugê são históricas, mas nada muito novo pra mim, afinal nasci e cresci em Olinda, e já estou acostumada com aquelas casinhas!! O que mais impressiona em toda a área da Chapada é a natureza.


5 minutos de caminhada e você dá de cara com uma paisagem espetacular, mais 5 minutos e já é outra, você literalmente não sabe para onde olhar!! Cada esquina tem um rio, ou um riachinho de águas escuras (água de coca-cola =P), tem uma cachoeira, uma montanha, verde, paisagens e mais paisagens! Para os amantes de cavernas, isso também tem e muito por la, eu que não curto muito por causa de um certo pavor a morcegos, mas o passeio a Gruta Azul é imperdível, e a cor só pode ser vista em uma determinada época do ano. É impossível ir a Chapada e não se encantar com tudo o que se vê. Passei apenas 3 dias lá, que foram suficientes para ter uma certeza: o lugar é inesquecível! E quero voltar la ainda muitas e muitas vezes, pois o que conheci não foi nem 10% do que o lugar oferece!

Pra quem conhece a Chapada, volte lá, pois com certeza tem algum lugar que você não foi ou que vale a pena ser revisto.
Pra quem não conhece, marque logo sua viagem a esse lugar tão perfeito!!


PS1 - A primeira foto foi exatamente a primeira que vi da Chapada, vista de cima do Morro do Pai Inácio.
PS2 - Uma das muitas cachoeiras que tem por la, repare a cor da água!
PS3 - Gruta azul!

6 comentários:

Lara disse...

Gostei, parece ser lindo mesmo....mas sei nao viu? Eu como nao sou muito natureza nao sei se ia gostar tanto....vai ter post internacional tb?

Patryk Melo disse...

esse lugar eh inenarrável!!! e ainda fica melhor qnd estamos com a turma reunida!!!

saudades boas da Geografia!!!

bjão, queridaaaa!!

=]

Aline V. disse...

Nossa Mari, que lugar lindo!!!!

Se por foto é assim tão bonito, imagino como seja estando lá!

Beijão e cuide-se!!!

Crislaine Layza ♫ disse...

oi adorei aqui ..se puder da uma passada no meu blog ..se gosta seque lá sera bem vinda .

ana tiné disse...

Maravilhoso minha filha! As fotos foram super bem escolhidas!Continue amando a natureza e escrevendo sobre ela,mas, não deixe de escrever sobre coisas da vidapois eu adoro tb!Mamis

Anônimo disse...

A última foto além de não ser de uma gruta e sim de uma caverna (até então) é do Poço Encantado. Espero ter ajudado.