sábado, 29 de janeiro de 2011

Montreal - parte 1

(Jantarzinho em Vieux Port)

Caramba, esse é um dos posts mais difíceis que eu já fiz, a começar pela escolha de fotos e pelo tanto de coisa que eu tenho pra falar. Por isso decidi que Montreal virá por partes, quantas eu não sei, mas o suficiente pra que eu fale tudo o que eu acho dessa cidade que eu simplesmente me encantei, e que minha irm~a e cunhado escolheram para morar!!

Bom, pra quem não sabe, Montreal é uma ilha, situada na província de Quebec no Canadá, logo lá a língua oficial é o francês. É banhada pelo rio Saint Laurent, e é a maior cidade da província. Possui um grande centro comercial, industrial e cultural. Mais informações, leiam no Wikipedia kkkkkkkkkk.

Então, começando do início, logo que chegamos a cidade (eu e minha irmã mais nova) só tivemos tempo de ir no Cirque du Soleil, e dar uma voltinha na parte antiga, que é chamada de Vieux Port. Só o trajeto aeroporto - casa - Vieux Port - casa já me deixou com a melhor impressão possível. A cidade super limpa e bem cuidada, as coisas funcionando bem direitinho, etc...

(Cirque du Soleil)

Nós chegamos, deixamos as malas em casa, tomamos um delicioso brunch preparado por minha mãe e minha irmã mais velha, eu dei uma dormida básica porque estava morta de cansada, e fomos passear. Assim que chegamos a Vieux Port fomos procurar algum lugar pra jantar, e a rua principal é bem estilo rua do Bom Jesus no Recife Antigo (quando funcionava), cheia de barzinhos e restaurantes, e claro, a melhor parte é que tem uma Dairy Queen, que é a melhor sorveteria de todos os tempos!! Lá encontramos minha amiga de infância que mora lá, Maíra, o marido dela Flávio e meu cunhado, que estava trabalhando. Jantamos (no sol) num restaurante bem fofo chamado Jardin Nelson e fomos assistir ao espetáculo Totem, do Cirque du Soleil. Só esse dia já valeu a pena!! No dia seguinte partimos pra Nova York, mas ai é assunto pra outro post.

Continuando em Montreal, nessa parte da cidade também tem algumas boates e uma bem legal e chamada Le Deux Pierrots, que é um lugar maravilhoso no quesito diversão. Lá tocam músicas bem tradicionais do povo Quebecois, mas é tão animado que você acaba entrando no clima também. As garçonetes são super simpáticas, e os cantores idem (ai ai). Fomos uma vez lá, mas pelo que deu pra perceber, os brasileiros que moram por lá adoram o lugar, tem gente que até canta as músicas, muito legal!!

(Le Deux Pierrots)

No que se refere ao sistema público, claro que ele funciona perfeitamente. O metro é super organizado e pontual, sem falar da limpeza. Os ônibus estão sempre no horário e os motoristas são bem educados. Um aspecto interessante de Montreal e tudo o que diz respeito ao inverno rigoroso de la (semana passada fez -30 graus). Dizem que existe uma "cidade subterranea", mas isso nada mais eh que a integracao de algumas estacoes do metro atraves de tuneis, e alguns shoppings do Centro que tambem se interligam sem que voce precise subir para a rua. Minha irma e cunhado moraram em um edificio, onde existia uma estacao de metro logo embaixo, e em pleno inverno muitas vezes eles iam para os shoppings sem precisar de tanta roupa e casaco, pois passavam o tempo todo em lugares fechados com aquecimento. O frio la e rigoroso, mas ninguem "passa frio", tudo gracas a organizacao e preparacao da cidade para esse tipo de situacao.

(Em um dos shoppings 'subterraneos')

Bom... de inicio e isso... em breve a segunda parte, falando dos parques e do verde de Montreal!!

PS - de repente meus acentos nao quiseram mais pegar, sorry!!

3 comentários:

Patryk Melo disse...

vc acredita que eu ainda não abri a cerveja!!!

tow com uma pirangagem triste!!!

XD

bjos queridaa!!!!

=]

Aline V. disse...

Poxaaaa... a gente se encanta mesmo com essas cidades limpinhas onde as coisas funcionam e tal... =]

Até me deu vontato de conhecer Montreal!!!

hehe

beijokas

Lara disse...

Adorei!!!! Bom saber que vcs gostaram assim de MTL :) Eu tb adoro!